segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Depois da Luz - Susan Lewis


Decidi ler este livro pois já tinha lido outro livro da mesma autora do qual gostei, apesar de pensar que exagera nos diálogos.
Este livro tem como narrativa principal a história de Susannah Cates, uma actriz de trinta e seis anos que já teve dias mais felizes. Tendo os pais e o irmão falecido num acidente de automóvel, foi criada pelos tios Lola e Fred. Um dia, conseguiu o papel principal numa peça de teatro encenada por Duncan Cates, com quem casou mais tarde. Tudo parecia perfeito até Duncan se viciar em cocaína. A partir daí a vida de Susannah piorou drasticamente, quase tendo de deixar a representação para sustentar a família. Até que Michael Grafton, um produtor de televisão, a convidou para participar numa série.
Acabou por recusar ao descobrir que estava grávida.
Duncan tornou-se violento, o que fez com que Susannah se mudasse com Neve (a filha) para casa de Patsy, a sua melhor amiga. Passados seis meses Duncan é detido por vender substâncias duvidosas a um menor que quase morreu de overdose. O tio Fred morre pouco tempo depois e Patsy muda-se para a Austrália para trabalhar numa empresa produtora de cosméticos, o que deixa Susannah desamparada.
Para sustentar a filha, Susannah mantém quatro empregos ao mesmo tempo. Entretanto, Duncan é libertado, pois o irmão paga-lhe a fiança.
Com o objectivo de preencher o vazio que o pai deixou na sua vida e de tornar a mãe mais feliz, Neve pesquisa num chat até que encontra Alan Cunningham, o primeiro amor da mãe. Assim, Susannah e Alan reencontram-se, acabando por reatar a relação. À medida que os dois voltam a aproximar-se, Neve desenvolve uma paixão por Alan que, na sua cabeça, é correspondida. Volvidos alguns meses Susannah e a filha mudam-se para casa de Alan.
Susannah participa num casting para um programa produzido, uma vez mais, por Michael Grafton, conseguindo o papel principal. Assim, é obrigada a passar cinco dias por semana em Derbyshire. Enquanto isso, Alan, tenta convencer Neve a ter relações sexuais com ele, dizendo-lhe que é isso que ela quer, abusando da sua condição de psicólogo.
Susannah descobre estar grávida de Alan, mas apercebe-se que o que sentia por ele havia desaparecido.
Eu já acabei de ler o livro e penso que este episódio entre Alan e Neve foi o que mais me perturbou em toda a leitura. 
Susannah recebia mensagens de correio electrónico, dizendo para ter cuidado com a filha. Mais tarde percebe o porquê: Michael Grafton manda investigar a origem das mensagens e descobrem que a remetente era a mulher de Alan (de quem estava separado, mas não divorciado). Alan fizera o mesmo tipo de jogos que fizera com Neve, com a enteada mais velha que acabara por contar à mãe, fazendo com que esta proibisse Alan de ver os enteados.
Pouco tempo depois de saber que a mãe está grávida, Neve acaba por lhe contar da quase violação, numa tentativa de evitar ter de partilhar casa com Alan por mais tempo. Por esse motivo, Susannah envolve-se numa luta com Alan, acabando por perder o filho de ambos.
Alan é detido pela polícia. Susannah muda-se para casa de Michael Grafton, por quem tinha uma paixão há algum tempo. Junto de Michael, a actriz encontra, por fim, o amor e a paz. Isto revela-se uma boa solução para Neve que se torna melhor amiga da filha de Michael.

Apesar de conter algumas partes chocantes, este livro é fantástico e está bem escrito. Recomendo-o a todos.

Joana Real 9.º A

1 comentário:

  1. Percebi perfeitamente o resumo, e até acho que estava directo demais. A uma certa altura comecei a trocar os nomes das personagens mas é normal, são muitos nomes em Inglês. É uma história típica, drogas, violência doméstica, abusos sexuais, é raro o livro que hoje em dia não faça um breve comentário sobre o assunto. Porém eu gosto muito destes livros, até acho que têm boas lições de vida e fazem com que olhemos para a nossa vida com outros olhos ,e perguntarmo-nos se ás vezes quando nos lamentamos temos assim tantas razões para o fazer. É uma história com um aroma interessante, apesar de eu achar que é um pouco lógica, ou seja, nós temos a noção do que vai acontecer a seguir e tornasse um pouco aborrecido penso, gosto mais de uma pontinha de mistério. Mas gostei muito do resumo, acho que a Joana está de parabéns!

    ResponderEliminar