segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Velho e o Mar – Ernest Hewingway

Eu escolhi este livro porque me pareceu interessante e fácil de ler.
Um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, Santiago achava que estava numa maré de azar, tendo ficado quase três meses sem conseguir pescar um peixe. Santiago tem um jovem amigo, chamado Manolín, que deixou de pescar com o Santiago por ordem dos pais, porque teve quarenta dias sem pescar um peixe, logo que mudou de barco apanhou três belos peixes na primeira semana. O rapaz incentivava sempre o velho a pescar, e fazia-lhe tristeza o velho trazer o esquife sempre vazio. Na manhã do 85º dia, na sua pequena canoa, Santiago tenta pescar um peixe com quase 5 metros de tamanho. O sol quase cega o velho e este fere as mãos, devido à luta com o peixe. Mas consegue-o pescar, quando estava a voltar para a praia Santiago é atacado por tubarões que lhe comem o peixe. Santiago ainda tentou lutar contra os peixes mas nada podia fazer, tinha ficado só o esqueleto com o esqueleto do peixe porque os tubarões tinham-lhe tirado a carne toda do peixe que Santiago tinha pescado. Santiago quando chegou à praia estava sem forças, os outros pescadores ao verem o peixe, era o maior que alguém tinha pescado, desde ai respeitaram-no e ajudaram-no, especialmente o rapaz Manolín, que adorava o velho.
Eu gostei muito de ler este livro porque é muito interessante.
Gonçalo Eugénio 9ºA

21 comentários:

  1. A história deste livro percebe-se , não sei se por o resumo estar bem feito se por termos estudado esta obra na aula .
    Mas pela história relata não leria este livro , pois a história é muito "surreal" e eu gosto mais de livros livros com historias reais .

    ResponderEliminar
  2. Esta história está mais ou menos bem contada mas estava um pouco confusa.

    Aconselho as pessoas a ler este livro porque este livro parece ser bom e interessante.

    ResponderEliminar
  3. O livro até é interssante, mas eu não leria este livro, porque não gosto da história.
    A apresentação do Gonçalo foi razoavel, andava sempre de um lado para o outro, ria-se muito, e isso condicionou a sua apresentação, fez alguns gestos, olhou muito para o chão e para o teto, teve um vocabulario mais ou menos bom. Marcelo

    ResponderEliminar
  4. Já tinha lido este livro e gostei da história.
    O Gonçalo fazia-nos rir e a sua apresentção não foi muito boa, e faltou na apresentação a parte mais imporrtante da história, apsar de conseguir perceber a história.

    Andresa Coelho

    ResponderEliminar
  5. O livro talvez poderá ser interessante da maneira que ele a contou.

    O Gonçalo mostrou-se descontraído, com humor, mas o vocabulário dele não foi adequado, a postura estava satisfatória.

    -Marta Marques 9ºA nº17

    ResponderEliminar
  6. A história deste livro é interessante, mas na minha opinião não o lia, porque não gosto muito deste género de histórias.
    A apresentação do Gonçalo foi razoavel, ele estava muito à vontade,olhou para todos,fez alguns gestos, mas não utilizou um vocabulário cuidado e demorou algum tempo a encontrar o excerto que ia ler.
    Diana Marques nº8 9ºA

    ResponderEliminar
  7. Já li este livro, e achei a história encantadora e comovente. Fala da luta de um pescador com um peixe, e as maneiras de o consquistador. O gonçalo não referiu este ponto (que é o mais importante do livro).
    Quanto à apresentação dele foi uma palhaçada (não tenho outro termo para tal), divertio-nos mas não consiliou o divertimento com o conteudo da história, e isso prejudicou imenso a sua apresentação.

    Joana Piçarra, 9º A

    ResponderEliminar
  8. Eu penso que este livro é interessante, apesar da apresentação do mesmo ser um pouco fraca, e do Gonçalo não estar nada concentrado, pois a linguagem que ele utilizou não era nada adequada para um aluno do 9º ano e não ter apresentado a parte mais importante do livro.

    Miguel Lança 9ºA

    ResponderEliminar
  9. Este livro , como já tinha referido , já foi estudado numa das aulas de Lingua Portuguesa, e por isso a percepção da história foi melhor . Por o professor Paulo Mota nos ter mostrado tambem um pequeno filme a história "corria" melhor na nossa cabeça .
    Apesar da apresentação do Gonçalo ter sido feita um pouco " às três pancadas" e com uma linguagem um pouco desapropriada , toda a gente gostou da apresentação pelo momento de comédia que o Gonçalo nos proporcionou . Obrigada Gonçalo (:

    Ana Raimundo

    ResponderEliminar
  10. A apresentação do Gonçalo foi so rir porque ele so dizia gafes.
    O livro nao me pareceu interessante pois ele nao soube explicar muito bem a historia e é so falar em pesca.

    Miguel Paulino 9ºA

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião a história não foi bem contada
    porque houve muitas paragens e a historia estava confusa.
    A moral não estava bem explicada.

    António nº4 9ºA

    ResponderEliminar
  12. Eu já tinha lido este livro e o que me cativou mais nele foi a mensagem que este transmitia. Penso que é comovente a forma como este velho homem luta "contra tudo e contra todos", para conseguir pescar aquele peixe. A sua dedicação, coragem e ambição levaram-no a atingir o seu objectivo e essa é uma moral que devemos reter.
    O Gonçalo, na sua apresentação, estava descontraído (até de mais) e a sua linguagem era muito básica o que levou a que a apresentação se tornasse hilariante, que por um lado é negativo. Outro dos pontos fracos foi a forma como ele contou a história, não tendo apresentado um dos momentos mais importantes desta obra, momento esse que continha a moral da história, a sua mensagem principal.

    ResponderEliminar
  13. O livro do Gonçalo parece muito interessante, pois relata uma história cativante. Eu com uma história assim, lia este livro.
    A apresentação foi muito hilariante, e percebeu-se bem a história. Ele podia ter treinado a apresentação porque ele estava muito nervoso.

    Andreia Pinto 9ºA

    ResponderEliminar
  14. Já tinha lido este livro à algum tempo, algumas coisas já não me lembrava.
    A história que ele contou esteve um bocado confusa e pelo que me lembro daquilo que li à algum tempo ele não contou o principal. O power point estava um pouco grande.

    Beatriz Matos 9ºA

    ResponderEliminar
  15. Este livro é interessante, já que apresenta uma história de coragem e vontade por parte do velho durante o tempo em que está no mar.
    Acho que a apresentação do Gonçalo foi uma comédia devido à sua postura e à utilização do vocabulário. Acho que se ele tivesse levado a apresentação mais a sério tinha conseguido fazer uma apresentação melhor.

    ResponderEliminar
  16. O livro é interessante, mas não é adequado ao 9º ano. A apresentação é um pouco fraca
    Não fez gestos, nem olhou para muita gente. Tentou evitar ficar rígido e, para isso, movimentou-se um pouco. Não contou a parte mais interessante do livro e a apresentação do livro foi cómica. Utilizou linguagem pouco adequada ao 9º ano. Apenas percebi a apresentação, porque já tinha visto outra apresentação deste livro.

    Guilherme Macedo, 9ºA

    ResponderEliminar
  17. Eu já conhecia este livro. O autor deste livro escreve de forma interessante.
    Na apresentação, o Gonçalo teve os seus altos e baixos , os altos foram o facto de ter um momento de pura comédia mas a história percebeu porque eu já li o livro, os momentos baixos foram a leitura do excerto e o facto de o power point ter muito texto.
    Carlos Pereira 9ºA

    ResponderEliminar
  18. Este livro é muito interessante, a história é boa, mas o Gonçalo utilizou um vocabulário muito básico, a apresentação do Gonçalo, foi engraçada.
    Não levou a apresentação muito a sério, levou a apresentação a brincar, e não explicou bem o moral da história.

    ResponderEliminar
  19. Li este livro no ano passado. A princípio não me pareceu interessante pois refere inúmeros termos de pesca. No entanto, é uma história muito bonita de persistência e força de vontade.
    O Gonçalo não referiu a parte mais importante da história: a grande luta de Santiago para conseguir apanhar o peixe. Também não conseguiu identificar a moral da história. O power point estava equilibrado mas o Gonçalo estava demasiado à vontade, levando a apresentação para a brincadeira.

    Joana Real - 9ºA

    ResponderEliminar
  20. Este livro é interessante, mas na minha oipinião é uma história abporrecida, pois não é o meu tipo de livro que eu gosto.
    A apresentção do Gonçalo foi muito mau, porque fez um palhaçada a apresentar a história, pois não utilizou um vocabulário adequado, esqueceu-se de muitas coisas e estava nervoso. Ele não aprsentou uma moral da história adequada e não leu bem o excerto do livro.

    Cátia Évora nº7 9ºA

    ResponderEliminar
  21. A minha apresentação foi um pouco má porque muitos olhos estavam em mim e eu estava nervoso e para tirar o nervosismo tivo que me libertar.
    Mas desta vez eu li o livro.

    Gonçalo

    ResponderEliminar