terça-feira, 1 de março de 2011

A Dor - de Marguerite Duras

Este livro apresenta-nos de um diário que foi encontrado pela Sr.ª L (a narradora). Ela não se lembra de os ter escrito mas sabe que foi ela através da escrita e também através dos pormenores daquilo que é contado.
Sr.ª L espera Robert que está num campo de concentração.
Nessa época vivia-se um tempo de guerra entre o exército vermelho e os aliados…
Na minha opinião, este livro é muito complexo, requer uma capacidade de raciocínio enorme e alguma atenção durante a leitura pois tem bastantes pormenores da época. Fora isso, recomendo o livro a qualquer pessoa porque e muito bom. Marguerite Duras e uma grande escritora, tem óptimos livros e este não foge à regra…

Catarina Gonçalves 9.º B

27 comentários:

  1. O livro da catarina nao me desperta muito interrsse , é uma historia muito aborrecida,repetia muitas palavras tava nervoso o que levou a estragar um bocado a sua apresentacao.Acho que nao ia ler este livro porque nao me desperta interesse

    ResponderEliminar
  2. o 1 comentario e do CARLOS JACINTO

    ResponderEliminar
  3. Tanto a capa como o título do livro não me desperta atenção nenhuma pois não gosto destes livros...
    Quanto a apresentação ela estava muito nervosa e isso notou-se pois esqueceu-se da história...o tom de voz foi bom e o PowerPoint ajudou-a no momento em que ela se esqueceu, tal como o resumo que trazia, contudo a apresentação não foi má e podia ter sido melhor...

    ResponderEliminar
  4. A Catarina estava um pouco nervosa, o que afectou um pouco também a sua apresentação. Mostrou saber a História e embora tenha feito um powerpoint para ajudar a apresentação, eu não compreendi muio bem a história.
    A nota que a Catarina merece é um Satisfaz.

    Miguel Correia 9ºB

    ResponderEliminar
  5. A Catarina estava nervosa o que e bastante normal, Catarina mostrou saber o livro que leu apesar de se atrapalhar um pouco no entanto esta aluna merece satisfaz Mais
    Melisa Guerreiro:)

    ResponderEliminar
  6. O segundo comentário e do Luis Filipe 9ºB

    ResponderEliminar
  7. A capa do livro não é muito cativante nem me desperta a atenção. Eu não gosto muito de livros que retratem guerras, que sejam baseados em diários mas este livro parece ter uma história interessante apesar de ser um livro com várias histórias dentro.

    A Catarina estava um pouco nervosa e mesmo com o power point a auxiliá-la acho que ela se atrapalhou um pouco porque contava demasiados promenores. Mas tirando umas pequenas falhas acho que teve uma apresentação razoável.

    ResponderEliminar
  8. Este livro não me despertou nenhuma atenção.
    Não gosto deste tipo de literatura.
    A Catarina estava bastante nervosa e isso notou-se bastante bem na sua apresentação.
    Ela estava nervosa, que na minha opinião nem o PowerPoint a ajudou muito.
    O contacto visual também não foi muito bom, pois ela estava sempre a olhar para o professor. Elsa 9ºB

    ResponderEliminar
  9. O livro da Catarina é muito confuso e por isso não me desperta intresse.
    E por isso piorou a sua apresentação, ela andava um pouco confusa com a história mas esteve a tentar explicar a história com todos os premenores apesar de estar nervoso teve uma apresentação razóavel.

    ResponderEliminar
  10. Tal como o Carlos disse, este livro não me desperta nenhum interesse ao ponto de querer lê-lo.

    A Catarina podia ter feito uma apresentação melhor, mas como estava nervosa, isso não foi possível. Apesar do seu nervosismo, acho que teve uma apresentação razoável.

    ResponderEliminar
  11. O livro parece ser interessante, porque fala 2º guerra mundial e da época Nazi , a descrição dos campos de concentração parece-me bastante atraente. Porém a apresentação da Catarina tornou-se confusa , penso que sabia a história , o power point não serviu para nada , talvez apenas para separar as várias partes do livro , mas como não tinha imagens , tornou-se aborrecido

    Miguel.S

    ResponderEliminar
  12. Não achei este livro interessante, pois não me despertou nenhuma atenção e achei a história muito confusa. A aluna utilizou como suporte um power point, na minha opinião o power point não esteve bom.
    A Catarina esteve nervosa e isso notou-se bastante na sua apresentação, e tambem se atrapalhou-se um pouco a contar a história.

    ResponderEliminar
  13. O livro Catarina tem varias historias o que me parece interessante e desperta-me alguma curiosidade para o ler mas a Catarina estava muito nervosa e isso não me incentivou tanto a ler o livro, porque fazia muitas paragens, e repetia algumas palavras e a apresentação tornou-se um bocado aborrecida.

    ResponderEliminar
  14. o 10 comentário é da Tatiana 9ºB

    ResponderEliminar
  15. O livro que a aluna apresentou pelo aspecto físico não me desperta muito interesse, pois a capa não é muito apelativa. Já o conteudo do livro parece ser interessante, mas não me cativou o suficiente para um dia mais tarde vir a lê-lo, pois não gosto muito deste género literário.
    O suporte de apresentação poderia estar um pouco mais desenvolvido.
    Ela estava um pouco nervosa, o que dificultou um pouco, contudo conseguio explicar o livro razoavelmente.
    A leitura foi boa.

    ResponderEliminar
  16. João Francisco 9ºB4 de março de 2011 às 01:23

    O livro da Catarina aparenta não ser muito interessante, pois a história é muito confusa e a capa não desperta atenção.
    A Catarina estava nervosa e isso reflectia-se na maneira como contava a história, perdia-se muito e isso tornava a história confusa, agarrava-se muito ao rascunho, o contacto visual foi fraco mas o tom de voz era bom, a leitura estava razoável.

    ResponderEliminar
  17. A catarina demonstra nao saber la muito bem a historia, estava um pouco nervosa e isso notou-se quando ela se perdeu quando tava a explicar.
    A leitura do escerto foi boa,e teve um bom tom de voz.
    Acho que merece um satisfaz
    Eu nao minha opiniao nao liria o livro pois , nao me desperta interesse, eu acho um pouco maçudo,pesado.

    ResponderEliminar
  18. Eu não leria este livro, pois parece bastante desinteressante. Isso via-se pois muita gente estava desinteressada.
    Quanto à Catarina, esta estava bastante nervosa e acho que o powerpoint estava bastante fraco, para a poder ajudar. A aluna estava sempre a olhar para a sua cábula ou para o professor. Os seus gestos foram bastante bons, tal como a sua postura. A leitura do esxcerto foi a melhor coisa que ocorreu na apresentação.
    A moral da história foi a coisa mais negativa que ela disse em toda a apresentação.

    Patrícia Pinto nº20 9ºB

    ResponderEliminar
  19. O livro da Catarina não me desperta o interesse, e também parece ser muito confuso pois tem várias histórias no mesmo.
    A Catarina estava nervosa o que se reflectiu na apresentação, perdendo-se ao contar a história, estava muito concentrada no rascunho, o Power point não me pareceu ajuda-la muito. O contacto visual foi bom, o tom de voz era audível. O power point não estava muito interessante.
    A leitura do excerto foi boa.
    A nota que eu daria era Satisfaz pouco.

    ResponderEliminar
  20. A catarina demonstra nao saber la muito bem a historia, estava um pouco nervosa e isso notou-se quando ela se perdeu quando tava a explicar.
    A leitura do escerto foi boa,e teve um bom tom de voz.
    Acho que merece um satisfaz
    Eu nao minha opiniao nao liria o livro pois , nao me desperta interesse, eu acho um pouco maçudo,pesado.

    Daniel raposo

    ResponderEliminar
  21. O livro pela capa não me parece ser muito interessante. A Catarina fez uma boa apresentação, apesar de se ter perdido. Podia ter sido um pouco mais curta. Mostrou saber a história, ou neste caso as histórias, pois este livro tem várias histórias, mas estava sempre a olhar para o resmo que tinha com ela, talvez porque o nervosismo a fazia esquecer-se um pouco da história, o que é normal. O power point podia ter umas imagens para dar mais vida à apresentação. O tom de voz foi bom, o contacto visual foi razoàvel e tentou ter uma postura descontraída. A leitura foi bastante expressiva. Teve dificuldade em perceber a moral da história, pois como ja referi antes, o livro tem mais que uma história.

    ResponderEliminar
  22. O livro pareceu ser bastante aborrecido por isso não o leria. A Catarina não soube explicar a história e a forma dela apresentar tornou-se aborrecida. Teve um bom tom de voz e tentou fazer contacto visual. Não achei a moral grande coisa, mas teve uma leitura razoável.

    ResponderEliminar
  23. Este livro parece-me confuso e deixou-me bastante baralhada. Como é um livro que conta quatro histórias independentes sem qualquer tipo de ligação entre si a Catarina falou delas individualmente. Da primeira história percebi que há um grande sofrimento por parte da personagem devido á saudade que tem do seu marido, que está na guerra. Da segunda história percebi muito pouco, ou até mesmo nada, a Catarina atrapalhou-se e não soube explicar a história. Para mim, as quatro histórias falam do sofrimento e pelo que a Catarina disse isso era importante para a autora, a dor, a saudade.
    Não gostei muito da apresentação da Catarina, porem o livro era um pouco complicado por isso compreendo a dificuldade em apresentá-lo.

    ResponderEliminar
  24. Joana Inácio 9ºB nº118 de março de 2011 às 07:30

    Este livro parece-me um pouco confuso e não muito interessante. A capa e o título não chamam a minha atenção. O livro é composto por quatro histórias. A mais interessante é a primeira pois conta o seu sofrimento durante a segunda guerra mundial, a saudade que tem do marido que lhe parece ter morrido num campo de concentração. Da segunda história não consegui perceber quase nada, estava muito confuso e a Catarina não a soube explicar bem a história.
    O texto do livro reflectem marcas de sofrimento da vida da autora e que nos faz pensar que todos nós temos más situações na nossa vida, mas temos de ultrapassar porque mais virão.
    Durante a apresentação houveram bastantes hesitações e foi muito confusa.

    ResponderEliminar
  25. Bem pelo que li dos comentarios parace que não é a melhor escolha do livro.
    Não gosto muito de livros sobre a guerra e pelo que parece este fala muito sobre esse assunto.
    Uma coisa que acho intressante na escolha do livro da Catarina é que ela escolheu um tema em que estudamos na disciplina de História o que é bastante bom como já me referi no livro da Joana Inácio, na minha opinião uma pessoa que escolha livros sobre as metérias que damos na escola acho que é bastante bom pois é uma forma de aprendermos novas coisas através da leitura num livro que até se pode tornar muito intressante.
    O resume é muito geral,e acho que não está mau.

    Continua Catarina :)


    Mariana

    ResponderEliminar