terça-feira, 1 de março de 2011

A Rapariga do Trombone - de Antonio Skármeta


Esta obra de Skármeta conta a história de uma menina de dois anos, Madalena, que desembarcou no porto de Antofagasta, na companhia de um trombonista que a entregou aos cuidados de Esteban Coppeta, a quem assegurou ser sua neta. A menina cresceu, tendo sido criada pelo velho chileno e sempre desenvolvera uma grande paixão pelo cinema. Neste livro, a sua vida é narrada desde a sua infância até uma idade mais adulta. Uma vida de incertezas, é como se pode definir de forma mais correcta o percurso de Madalena.
            Eu aconselharia vivamente este livro, porque apesar do interesse da história, transmite-nos também mensagens que são essenciais para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Eu, pessoalmente, apaixonei-me por este livro, porque à medida que ia lendo, ia-me sentindo cada vez pressa ao enredo, sentindo-me como uma personagem.
Joana Martins 9.º A

18 comentários:

  1. Na minha opinião a introdução em movie maker deu para perceber a história,eu nunca leria este livro visto que não é o meu tipo de livro.
    A apresentação estava boa, notavasse que sabia a história,mas estava nervosa,onde se reflectiu na voz.
    Gonçalo Eugénio

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca ouvi falar deste livro nem da sua autora. Mas o título é muito sugestivo , e eu era capaz de ler este livro.
    Na apresentação, a Joana esteve muito bem, sabia e conhecia a hitória e soube contá-la de modo a que todos percebessem. Fez gestos e olhou dar todos. E também a leiura do excerto correu muito bem , a moral da história foi muito bem explicada.
    Carlos Pereira 9ºA

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião esta apresentação foi muito boa, a melhor até agora.
    Notou-se o à-vontade da Joana com a história, não só pela sua maneira de narrar a história como também pelos pormenores solicitados pela aluna. A Joana conseguiu chamar a atenção da turma e geral, não só por ter passado uma pequena apresentação em movie maker mas também pelas imagens do seu power point.
    A moral da Joana foi boa, tal como a sua leitura do excerto.
    Pela apresentação da Joana eu leria este livro .

    Ana Raimundo

    ResponderEliminar
  4. A forma de apresentação da Joana, só mostrou que o livro seja bastante interessante. Eu lia este livro, porque é o meu género.

    A Joana esteve descontraída e interagio, e a sua apresentação foi exelente.
    A leitura do excerto foi muito boa, e a sua moral tambem.

    -Marta Marques 9ºA nº17

    ResponderEliminar
  5. A apresentação da Joana Martins estava um pouco nervosa mas a sua apresentação foi muito boa, a voz este um pouco tremedia devido ao nervosismo, usou um vocabulario variado, percebeu-se tudo o qe tinha dito.
    O livro parece ser interssante,mas eu não o leria porque nao faz bem o tipo de livros que gosto de ler. Marcelo

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que este livro é interessante. A apresentação deste livro foi boa, pois a Joana fez vários gestos, olhou basicamente para todos e a história percebeu-se bem.

    Miguel Lança 9ºA

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da apresentação da Joana, soube explicar muito bem a história e percebi-a.
    Este livro pareceu-me muito interessante, e da maneira como ela contou a história eu lia este livro.
    Andresa Coelho

    ResponderEliminar
  8. Na minha opiniao a apresentação da Joana Martins foi boa, contou bem a história, o power point estava bem organizado, o contacto visual era bom, fazia gestos e tava um pouco nervosa mas eu percebi bem o resumo que ela fez do livro.Eu não o lia porque não apreciu este tipo de livro.
    Fábio Filipe

    ResponderEliminar
  9. O livro pelo que a Joana contou pareceu-me interessante. Tem uma história muito bonita.
    A Joana teve uma apresentação belissima. Gostei da forma como ela intruduziu a sua apresentação, com um pequeno vidio. Ela leue contou a história muito bem.

    -Beatriz Matos 9ºA

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião, o livro "A Rapariga do Trombone", é interessante, pois mostra a história de uma menina de dois anos, madalena, que viaja. Este livro transmite-nos mensagens que são importantes para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Eu não lia este livro, porque prefiro livros com mais dinamica e com muita imaginação.
    A apresentação da Joana Martins foi boa. Ela estava nervosa, pois notava-se quando estava a falar, fazia gestos, ela olhava para a turma, teve um som audivel. A joana conseguiu explicar toda a história. O power point dela estava muita bem organizada, e ajudou-a a aprsentar o livro.

    Cátia Évora nº7 9ºA

    ResponderEliminar
  11. O livro que a Joana escolheu parece ser muito interessante, pois narra a vida de uma das personagens e todos os seus sentimentos.
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas na minha opinião é um livro que gostaria de ler.
    Em relação à apresentação da Joana, acho que ela esteve bem, apesar de estar um pouco nervosa. Explicou bem a história, teve um bom contacto visual e utilizou um vocabulario correcto e variado.
    O power point que mostrou estava muito bom, simples e percebtivel, assim como vídeo introdutório. Bom trabalho:)
    Diana Marques nº8 9ºA

    ResponderEliminar
  12. O livro é muito interessante e talvez o leia um dia. A moral é boa.
    A Joana não estava muito nerosa, olhou para todos e fez muitos gestos. O power-point estava bom e a Joana saba a históra. Ela foi muito expressiva e passou-nos a mensagem do livro

    Guilherme Macedo, 9º A

    ResponderEliminar
  13. Grande apresentação. Grande historia, a joana conseguio que esta se torna-se muito interessante, mas sendo assim nao lia porque nao gosto de ler livros.
    Miguel Paulino 9ºA

    ResponderEliminar
  14. Dora Carrapiço 9ºA11 de março de 2011 às 04:23

    O livro da Joana é bastante interessante. A história pelo que a Joana contou é uma boa história e percebeu-se muito bem.
    A apresentação foi boa gostei do mini video que a Joana mostrou.
    Eu lia este livro porque ele é interessante e bonito.

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião esta apresentação foi muito boa tirando o nervosismo a apresentaçãofoi muito interesssante.
    A moral foi boa por pode dar lição de vida.
    A escolha do exerto foi bem explicada.

    António nº4 9ºA

    ResponderEliminar
  16. Este livro tem uma história interessante, porém não o li-a.
    Enquanto á apresentação da Joana, teve bem, todos perceberam a história.


    Nuno Colaço 9ºA

    ResponderEliminar
  17. O livro que a Joana apresentou parece ser bastante interessante pois tem uma história muito rica, onde nos prende á história e nos identificamos com a personagem.
    A escolha do livro foi bem-feita.
    A apresentação foi muito boa de modo, que percebemos bem a história e foi uma história que me fascinou. Mesmo sendo um romance eu tinha vontade de ler este livro.

    Andreia Pinto 9ºA 2011

    ResponderEliminar
  18. O livro pareceu-me bastante interessante, com uma história comovente. Leria este livro pela enorme lição de vida que transmite.
    A apresentação da Joana foi muito boa: ouvia-se bem a voz embora estivesse um pouco tremida devido aos nervos; fez gestos expressivos e teve cuidado no vocabulário utilizado. Gostei particularmente da leitura e da explicação da moral e de alguns aspectos sentimentais, em que penso que a Joana foi bastante profunda.

    Joana Real, 9ºA

    ResponderEliminar