terça-feira, 1 de março de 2011

Fernão Capelo Gaivota - de Richard Bach

Eu gostei bastante de ler este livro, de todos os que já li até hoje, talvez seja o mais interessante, porque é uma obra que nos fala da importância de evoluir e aprender para termos um futuro melhor.
A história do Fernão capelo gaivota é fácil de compreender, e o seu título despertou-me interesse e curiosidade de o ler. Este livro fala sobre o Fernão Capelo Gaivota que é uma ave que não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre voo, mas por ser diferente do bando, é expulso.
Ele diz queHá sempre uma razão para viver. Podemos elevar-nos acima da nossa ignorância, podemos olhar o nosso reflexo como o de criaturas feitas de perfeição, inteligência e talento. Podemos ser livres! Podemos aprender a voar!”.
Eu recomendaria este livro de Richard Bach para adolescentes da minha idade e também para os adultos.
Cátia 9.º A

17 comentários:

  1. Eu nunca leria este livro , não pela apresentação da Cátia , mas pela história em si.
    Apesar do bom vocabulário da Cátia notou-se que ela tinha o seu discurso "memorizado" , notando-se assim a preocupação e a organização da aluna .

    ResponderEliminar
  2. A apresentação da Cátia foi boa, ela conhecia a históra, na voz ouveram algumas palavras que nao percebi, mas de resto esteve bem, fez alguns gestos, e usou um vocabulario razoavel.
    O livro é bom, e esta bem apresentado, mas mesmo assim eu nao gosto deste tipo de livros. Marcelo

    ResponderEliminar
  3. Notou-se o esforço e dedicação da Cátia na sua apresentação, contudo, penso que estava tudo demasiado decorado. Em geral, a apresentação foi muito boa, a aluna dominava bem a história e o powerpoint facilitou a compreensão.
    Na minha opinião, o ponto forte deste livro é a mensagem que está por trás deste, porém, penso que não o leria.

    ResponderEliminar
  4. A Catia parece estar confortavel ao apresentar este livro, esta a conseguir que a historia se torne interesante.
    Esta a ser uma boa apresentação , tem uma voz audivel , esta a ser muito organizada.
    Miguel Paulino 9ºA

    ResponderEliminar
  5. A apresentação da Cátia correu bastante bem, pois viu-se que dominava a história e o power point foi um bom auxílio.
    A história do livro é muito bonita, pois compara a liberdade de um homem com o poder de voar das gaivotas, contendo nela esta grande moral.

    9º A

    ResponderEliminar
  6. O livro parece-me bom.Num outro contrato de leitura gostaria de lê-lo. A Cátia estava um pouco nervosa.
    A apresentação achei-a boa porque tinha imagens a ver com o texto e assim é mais fácil perceber a História.
    O excErto estava bom

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  7. Esta história não me chamou muito à atenção e por isso não lia este livro.
    Mesmo assim acho que a Cátia fez uma óptima apresentção, dando a perceber toda a história e o seu significado.

    Andresa Coelho

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca ouvi falar deste autor nem do livro. Mas pelo comentário da Cátia pareceu-me um livro interessante.
    A Cátia, na apresentação, esteve bem sabia a história , embora se notasse que ela decorou o resumo, ou decorou apenas umas partes, mas isso não influcia a sua nota , pelo contrário favorece-a.
    Carlos Pereira 9ºA

    ResponderEliminar
  9. Eu não lia este livro, não me dá motivação.
    A apresentãção foi muito boa e explicou o seu livro sem ser repetitiva, e de uma forma de incentivar.

    A Cátia estava bastante nervosa, mas conseguiu controlá-los.

    -Marta Marques 9ºA nº17

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião a apresentação da Cátia foi boa, pois teve um bom contacto visual, o tom de voz era audivel percebeu-se bem a história e fez alguns gestos. Eu dou-lhe Satisfaz Mais.

    Fábio Filipe

    ResponderEliminar
  11. O livro é muito interessante. Talvez o leia um dia, especialmente depois de ouvir a apresentação da Cátia e do seu comentário.
    A Cátia sabia o resumo e estava um pouco à vontade, ela percebeu bem o livro e penso que conseguiu transmitir a mensagem do livro aos outros colegas. Dou-lhe Satisfaz +

    Guilherme Macedo, 9ºA

    ResponderEliminar
  12. O história do livro parece interessante, mas não iria ler um livro deste pois eu não gosto deste tipo de livros.
    A apresentação foi muito boa, se não a melhor até agora. A Cátia explicou muito bem a história e a sua moral.

    Andreia Pinto 9ºA

    ResponderEliminar
  13. Eu penso que este livro é muito interessante, pois através das gaivotas mostra-nos como os seres humanos são. Apesar deste livro, não ser do meu género literário, gostei da apresentação da Cátia, porque mostrou-nos que conhecia bem a história, percebemos bem a história e procurou olhar para todas as pessoas.

    Miguel Lança 9ºA

    ResponderEliminar
  14. Acho o livro da Cátia interessante, é um bom livro, o power point estava muito bom.
    Via-se que ela estava um bocadinho nervosa, mas explicou muito bem a história, escolheu um bom excerto e o moral da história estava muito bom.
    Eu dava-lhe uma boa nota.

    ResponderEliminar
  15. O livro que a Cátia escolheu é muito interessante,acho que foi uma boa escolha.É um livro cativante e a forma como a Cátia o apresentou foi muito boa.
    Em relação à forma como a Càtia apresentou este livro acho que foi boa,parecia que ela sabia as coisas de cor, o que é um ponto positivo, pois demonstra que ela trabalhou em casa, explicou bem a história.Bom Trabalho :)
    Diana Marques nº8 9ºA

    ResponderEliminar
  16. Acho que este livro é interessante já que nos mostra que devemos sempre seguir os nossos sonhos apesar de todas as dificuldades.
    Acho que a Cátia fez uma boa apresentação, explicou bem a história, escolheu bem o excerto e leu bem. Explicou bem o porque escolheu o excerto e deu uma boa moral da história, relacionando a sua própria expriência com a história do livro.

    ResponderEliminar
  17. O livro pareceu-me muito interessante e com uma mensagem forte.
    A Cátia esteve muito bem na sua aprentação. Conhecia a história e gostei bastante da forma como explicou a grande metáfora constante no livro e a moral, comaparando-a até com a sua vida.

    Joana Real - 9ºA

    ResponderEliminar