terça-feira, 1 de março de 2011

A Saga de um Pensador - de Augusto Cury

Escolhi este livro pois alguém muito especial, com um gosto muito próprio e interessante me incentivou a e lê-lo, o meu pai.
Ao princípio foram várias a vozes que me fizeram pensar se uma mente pouco trabalhada a nível de literatura, como a minha, seria capaz de ler e interpretar um livro tão complicado, no entanto confiei na minha capacidade intelectual e comecei a ler o livro.
“A saga de um Pensador” é a descrição de uma guerra sem fim entre a psicologia e a psiquiatria, a ciência e a filosofia, dois mundos que deviam andar de mãos dadas mas são separados pela necessidade que o humano tem de complicar aquilo que na realidade é simples. Conta a história de um rapaz que aprende a amar a vida, num percurso onde o sistema, a sociedade e as pessoas são constantemente postos é prova, onde a duvida sobre “ o que somos e quem somos” predomina dia após dia.
É um livro extremamente interessante, aconselho.

Íris do Ó 9.º B

24 comentários:

  1. O livro da iris e muito interessenta acho que é um bom livro para ler. A iris nao estava nervosa, fez uma boa apresentacao demonstrava saber a historia,tinha um power point que ajudou a sua apresentacao a nao ser seca.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito destes livros e por isso não o leria...
    Quanto à apresentação acho que foi muito boa pois conseguiu cativar-nos... O tom de voz e o contacto visual foram também muito bons...
    Até agora acho que foi a melhor apresentação e por isso obrigatoriamente dou-lhe um excelente...
    Luís Filipe 9ºB

    ResponderEliminar
  3. A Íris fez uma boa apresentação, mostrou saber a Hisória. Achei o livro da Íris muito interessante.
    A Íris não estava nervosa, ou pelo menos não o demonstrou.
    A nota que a Íris merece é um Satisfaz Bem.

    Miguel Correia 9ºB

    ResponderEliminar
  4. A íris esteve muito bem, demonstrou saber bem o livro não estava nervosa, a apresentação estava muito boa, percebi a historia do livro, incentivou-me a ler o livro e gostei do livro.

    ResponderEliminar
  5. Este tipo de livro faz o meu género , é um livro bastante interessante , tem várias morais espalhadas pelo livro , a história do livro é muito boa para além de teres partes previsível , mas também tem outras que não conseguimos descobrir o fim. Quanto á apresentação da Íris foi bastante clara , o power point esta bastante bom , com imagens ligadas ao livro e também teve uma boa leitura.

    ResponderEliminar
  6. Achei a história desde livro interessante, pois despertou-me alguma altenção.
    A Iris do Ó mostrou conhecer a história, ela utilizou um power point bem estruturado, teve um contacto visual e um tom de voz bastante bons.
    Tatiana 9ºB

    ResponderEliminar
  7. A iris fez uma muito boa apresentaçao, sabia perfeitamente a historia, contou-nos bem a historia.
    A iris nao estava nada nervosa, se estava eu nao notei, e pelo que reparei ela gostou mesmo de ler o livro "A saga de um pensador".
    A leitura do escerto foi muito boa, pois teve uma boa expresividade e um bom tom de voz.
    A moral da historia foi razoavelmente boa
    Acho que a iris merece um excelente
    Eu acho que nao liria aquele livro pois ele parece ser muito pesado.

    Daniel raposo

    ResponderEliminar
  8. O livro parece ser interessante. A Íris mostrou saber muito bem a história e teve um bom suporte de apresentação, com imagens bem escolhidas. Não mostrou nervosismo, pois estava muito descontraída, o que lhe facilitou a apresentação. O seu contacto visual foi optimo e o seu tom de voz também . A moral foi optima. A leitura foi bastante expressiva, e foi uma boa escolha. Até agora, acho que foi a melhor apresentação da turma. :b

    ResponderEliminar
  9. Este livro é muito baseado na ciência, e este tipo de literatura não me desperta atenção.
    Acho que a íris teve uma apresentação bastante boa.
    Enquanto ela estava a apresentar notou-se que sabia a história.
    A íris não me pareceu muito nervosa, o que fez com que tivesse uma apresentação muito boa.
    O seu tom de voz e contacto visual foram bons.
    Na minha opinião a apresentação da íris foi a que mais gostei até agora, e pareceu-me a aluna que tinha mais confiança em contar a sua história.
    Elsa 9ºB

    ResponderEliminar
  10. A íris vez uma boa apresentação gostei muito da sua postura e da maneira de falar, Íris não estava nervosa pelo menos não notei nada que o mostra-se.
    Esta aluna merece excelente não só pelo facto de saber a Historia mas sim também pela sua leitura.
    Melisa Guerreiro:)

    ResponderEliminar
  11. O livro da Íris parece ser interessante, mas muito complexo.
    A apresentação da Íris foi boa, conseguiu cativar na apresentação. Sobe dar muitas características sobre o livro O contacto visual foi bom, o tom de voz estava audível. O power point estava bom as imagens estavam relacionadas ao livro. A leitura do excerto foi boa.
    A moral da história foi boa.
    Eu dava Excelente.

    ResponderEliminar
  12. Acho que foi bastante bom a Íris começar com um pequeno comentário antes de começar a contar a história. Este tipo de livro são bastante interessantes para quem está a ouvir. Acho que a Íris começou bastante bem. Os gestos e a postura foram bons, o seu contacto visual foi só equilibrado. O seu moral e a leitura do excerto foram excelentes.

    Patrícia Pinto nº20 9ºB

    ResponderEliminar
  13. João Francisco 9ºB4 de março de 2011 às 01:44

    O livro da Íris parece ser muito complexo e interessante e uma capa muito apelativa e com uma grande mensagem escondida por detrás do livro.
    A Íris fez uma boa apresentação, não demonstrou nervosismo teve uma postura muito correcta,um powerpoint muito equilibrado, a maneira como contou a história esteve muito boa, de tal maneira que se conseguia entender tudo ate ao mínimo pormenor, um bom contacto visual, um bom tom de voz, e uma moral muito boa, muito metafórica, a leitura foi muito boa e muito expressiva.
    Esta apresentação foi perfeita.

    ResponderEliminar
  14. O livro é muito intressante e complicado, mas a Íris mostrou saber a história e explicou muito bem o livro e acho que a sua apresentação foi exelente.

    ResponderEliminar
  15. Catarina Gonçalves 9ºB4 de março de 2011 às 01:45

    O livro e bastante interessante a historia deixou bastante interessada para ler o livro..
    A Iris teve uma optima apresentaçao, conseguiu explicar muito bem o livro, foi dando o seu comentario ao longo da apresentaçao o que ainda fez com que a apresentaçao fosse ainda melhor!!

    ResponderEliminar
  16. Este livro é muito bom. Fala sobre a realidade em que vivemos, também relata a nossa própria vida. Acho que é preciso uma certa maturidade para ler e perceber a história deste livro. Sinceramente, duvido que eu próprio consegui-se ler e perceber este livro como a Íris fez.

    A Íris esteve excelente na apresentação, tudo foi muito bom. O seu contacto visual e a forma de transmitir a história foram igualmente bons.

    ResponderEliminar
  17. Pareceu-me ser um grande livro, gostava de um ler um dia. Teve uma apresentação excelente. Estava muito à vontade com a apresentação e conseguiu transmitir a história aos colegas. Teve uma moral muito boa e uma excelente leitura. Cristina Maruta

    ResponderEliminar
  18. O livro que a Íris apresentou parece ser bastante interessante, tem uma hístoria cativante. Ela fez um bom suporte de apresentação, escolheu bem as imagens, o que ajudou ainda mais a perceber a hístoria. Mostrou conhecer realmente bem a hístoria.
    A hístoria é realmente interesasante, e a forma como ela apresentou, o vocabolário bem escolhido facilitou bastante a apresentação.
    Ela não demonstrava muito nervosismo, conseguio ter uma postura descontraida.
    O tom de voz foi bem audivel, e o contacto visual tambem foi bom.
    Gostei da leitura estava bastante expressiva. A mural tambem foi muito boa.

    ResponderEliminar
  19. Joana Inácio 9ºB nº118 de março de 2011 às 07:24

    O livro pareceu-me muito interessante, e penso que irei lê-lo por dois motivos. Pela descrição da Iris, que me cativou para a leitura e porque me interesso por este tema. A moral é tocante e ensina-nos a pensar o que realmente vale a pena, olharmos para os outros de outra forma e entender o seu lugar na sociedade.
    A sua apresentação estava excelente, bastante explicita e dá-nos uma ideia do que é o mundo lá fora, como é a realidade para pessoas diferentes de nós, que têm medos, mas não forem ajudadas não os expõem e por isso, não os ultrapassam. É nessa parte que nós entramos, cada um de nós, apesar dos nossos problemas, podemos ouvir os outros, tentar compreende-los, falar e ajudá-los a ultrapassar.

    ResponderEliminar
  20. O livro que a Íris pareceu-me muito interessante pois cativou-me para a leitura pois fiquei com vontade de saber a história, pois o tema despertou-me o interesse em saber mais. A moral é muito tocante e fez-me despertar o desejo de entender a sociedade.

    A apresentação da Íris foi excelente porque estava muito calma e soube explicar o assunto que o livro da melhor forma. Fez-nos entrar em nós próprios e pensar nas nossas atitudes e olhar com outros olhos para o Mundo à nossa volta. Gostei imenso e acho que vou ler o livro um dia mais tarde.

    ResponderEliminar
  21. Tenho mesmo muita pena por não ter estado presente na apresentação da Íris, as apresentações dela costumam ser muita cativantes e muito boas, e mesmo que o livro não seje ao agrado de quem a ouve ela consegue cativar as pessoas na sua apresentação.
    Está um resume muito breve e simples e facil de ler, é muito geral e mesmo assim fiquei intressada em ler o livro e provavelmente vou ler pois muitos dos livros que tem apresentado acabo por os ler pois são realmente espantosos.
    Gosto da dedicação e o gosto que a Íris entraga a um livro, e sobretudo a sua confiança como ela refere na sua expressão "confiei na minha capacidade intelectual e comecei a ler o livro".
    Ela faz sem dúvida bons trabalhos e espero que continue. :)

    Mariana

    ResponderEliminar