terça-feira, 1 de março de 2011

A Sombra do Vento - de Carlos Ruiz Zafón

Esta história inicia-se na segunda metade do século XX, em Barcelona.
Este livro narra a história de Daniel Sempere que com dez anos, acorda a meio da noite, a chorar, sem conseguir recordar-se do rosto da mãe, já falecida. Com o propósito de o acalmar, o pai leva-o a um local misterioso: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Daniel escolhe o livro (“A Sombra do Vento”, de Julián Carax) que lhe mudará a vida daí em diante. Depois de o ler, começa uma busca por mais obras do autor e inclusivamente por dados acerca das suas vivências.
Gostei muito de o ler, pois além de demonstrar como um livro pode afectar uma pessoa, chegando a alterar-lhe a vida, é uma lição de como as pessoas fazem tudo por amor. Recomendo-o a todos os colegas que gostem de uma boa história de aventura e romance.
Joana Real 9.º A

18 comentários:

  1. A apresentação estava boa, eu nunca leria este livro porque não é o meu tipo de livros.
    Eu não gosto muito de livros de policiais.
    A excerto e a moral estavam boas.


    Gonçalo Eugénio

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião a apresentação da Joana Maria foi boa pois fez uma boa apresentação, o power point estava bem organizadoe na minha opinião percebi bem a história.O contacto visual era bom, o tom de voz era audivél e fez alguns gestos e o vocabulária foi variado.

    Fábio Filipe

    ResponderEliminar
  3. Na minha a opinião a apresentação da Joana Maria foi boa, ela estava um pouco nervosa, usou um vocabulario variado, o power point estava bem organizado,teve um bom cantacto visual, e o tom de voz estava audivel e fez alguns gestos.
    Marcelo

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião esta apresentação foi boa.
    Notou-se que a Joana estava à-vontade com a história pela sua apresentação linear. O que ajudou muito a compreensão da história fora as incorporadas do power point .
    O excerto da Joana foi bem escolhido e bastante bem lindo.
    Acho que a moral da Joana foi igualmente boa pois retrata bem a história.
    Eu leria este livro pois parece ser muito interessante .

    Ana Raimundo

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o título é muito sugestivo, possivelmente eu leria este livro. A apresentação da Joana correu bem, estava descontraída, sabia a história muito bem, e soube contá-la. Fez gestos e direccionou o olhar para todos. A leitura do excerto correu bem e explicou bem a moral da história .

    ResponderEliminar
  6. O livro "A sombra do vento" parace ser interessante, pois mostra uma história que inicia-se na segunda metade do século XX. Este livro mostra como pode afectar uma pessoa, que alterar-lhe a vida, e esta história é uma lição de como as pessoas fazem tudo por amor. Eu lia este livro, porque gosto deste tipos de livros que têm haver com amor.
    A apresentação da Joana Rela, foi boa. A aluna estava nervosa, pois afectou-a na leitura do excerto, ela fez gestos, olhou para a turma, teve um som audivel, e aprsentou bem o livro. O power point estava bem organizada, e ajudou-a muito.

    Cátia Évora nº7 9ºA

    ResponderEliminar
  7. O livro que a Joana apresentou,parece ser muito interessante e com uma história muito boa.
    Esta foi a primeira vez que ouvi falar do livro e do seu autor mas na minha opinião lia este livro, pois gosto de livros de aventura e misterio.
    A apresentação da Joana Real, foi boa, utilizou vocabulario correcto, teve um bom contacto visual, fez gestos, a leitura do excerto foi correcta e o power point que apresentou à turma ajudou a perceber a história.
    Diana Marques nº8 9ºA

    ResponderEliminar
  8. O livro não me despertou curiosidade. Não o lia.
    A Joana esteve bem, não se mostrou nervosa mas sim descontraída.

    - Marta Marques 9ºA nº17

    ResponderEliminar
  9. Eu penso que este livro é interessante. A apresentação do mesmo foi boa, porque a Joana procurou olhar para todos, percebeu-se bem história e fez vários gestos.
    Eu aconselho este livro, porque a história do livro é interessante.

    Miguel Lança 9ºA

    ResponderEliminar
  10. A apresentação da Joana foi boa, mas estava muito boa e os seus gestos eram um pouco forçados.
    Gostei muito deste livro, este é o tipo de livros que gosto muito e que lia de certeza.
    Andresa Coelho

    ResponderEliminar
  11. Esta apresentação foi bem apresenta porque ela quando apresentava o livro estava muito a vontade por isso a apresentação correu bem.
    A joana olhava para toda a gente e tinha cuidado com o vocabolario.

    António nº4 9ºA

    ResponderEliminar
  12. O título é apelativo e chama à atenção. A história é muito interessante e adorei ouvi-la. A moral é muito boa
    A Joana sabia bem a história e isso ajudou-a bastante. Ela olhou mais para o professor, mas tentou olhou para todos. Tentou fazer gestos e conseguio. Ela teve muito cuidado naquilo que dizia. O power-point era muito bom.

    Guilherme Macedo, 9º A

    ResponderEliminar
  13. Este livro não foi daquelas histórias que eu tivesse gostado mais de ouvir, mas gostei na mesma.
    A joana demosntrou estar um pouco nervosa, mas teve uma apresentação bastante boa. A história deu para perceber-se bem. Utilizou um vocabulário adequado e leu muito bem.

    -Beatriz Matos 9ºA

    ResponderEliminar
  14. Teve um power point muito bem organizado, teve uma boa apresentação. Muito bem organizada.
    Gostei da historia achei muito interessante.
    Miguel Paulino 9ºA

    ResponderEliminar
  15. Dora Carrapiço 9ºA11 de março de 2011 às 04:37

    A Joana teve uma boa apresentação.
    Mas eu não lia este livro, porque não gostei muito da história do livro. Apesar de eu não ter gostar da história do livro,acho que ela explicou muito bem a história.
    Teve um bom contacto visual e o power point estava muito bom.

    ResponderEliminar
  16. Eu achei o livro interessante, e era capaz de o ler. Achei que lia a história. Achei que a Joana esteve muito bem na apresentação, fez uma boa leitura e apresntou uma boa moral para a história.

    ResponderEliminar
  17. Este livro identifica com algumas histórias da vida real (amor, gravidez, bares de alterne e mortes).
    Eu não leria este livro, pois têm uma história muito vulgar e não prende o leitor ao livro.
    A apresentação deste livro foi muito boa e muito equilibrada.

    Andreia pinto 9ºA 2011

    ResponderEliminar
  18. Leria este livro, para além de fazer muito o meu estilo aborda um dos temas que mais aprecio na literatura: o amor. Gosto sempre de um enredo onde o amor é personagem principal e este cativou-me. A obra que a Joana apresentou fala-nos do amor verdadeiro, de como este é poderoso e como ele ultrapassa todas as barreiras tornando-se vencedor. É sempre agradável ler-se um livro onde se alia o amor a uma boa aventura.
    A apresentação da Joana foi muito equilibrada, bastante boa. Ela dominava a história, o vocabulário e prendeu a nossa atenção. O powerpoint estava bastante bom e auxiliou na compreensão da história. Foi uma excelente apresentação no meu ponto de vista, apenas deixo uma sugestão: estava tudo muito bom, vários pontos positivos... Penso que a Joana só deveria fazer algo mais dinâmico e cativante, apenas isso. De resto estava excelente. Bom trabalho

    ResponderEliminar