terça-feira, 1 de março de 2011

O Rapaz do Pijama às Riscas - de John Boyne.

Um rapaz que se chama Bruno um dia tem que sair da sua casa, porque o seu pai teve que ir trabalhar para outra cidade.Um dia ele vai explorar e encontra do outro lado da vedação um rapaz que se chama Shmuel, que mais tarde se torna o seu grande amigo. Depois ele vai ajudar o seu grande amigo a procurar o seu pai que desapareceu, mais tarde ele quer se ir embora para casa, mas não pode porque os guardas os levam para uma câmara de gás, e nunca mais se soube o que foi feito deles.
Eu não gostei muito do final do livro, porque não gostei que Bruno tivesse morrido, eu aconselho as pessoas a lerem porque é um bom livro, mas o final é chocante.
Dora Carrapiço 9.º A

16 comentários:

  1. Apesar de já conhecer esta história , e de a mensagem ser marcante este livro não me cativou muito , não sei se pela história em si se pelo facto de já ter visito o filme e de saber o que vai acontecer depois.
    Na apresenação da Dora gostei do facto da Dora ter apresentado as diferenças entre o filme e o livro que leu .
    O excerto lido foi pequeno mas retratou bem toda a história .

    Ana Raimundo

    ResponderEliminar
  2. O livro é bastante interessante, mesmo sendo a segunda vez que o apresenta.
    A apresentação foi muito boa, de modo que todos perceberam bem a história e a sua moral.

    Andreia Pinto 9ºA

    ResponderEliminar
  3. Eu já conhecia a história retratada neste livro, tendo já visto o filme correspondente. Acho que esta obra de John Boyne é sem dúvida uma boa obra, decorrendo numa altura da história que a torna ainda mais grandiosa. Penso que a história, pelo que conheço do filme, contém alguma carga emocional, o que me fez gostar mais desta porque aprecio bastante enredos que me transmitam algo mais e que me façam pensar. Pelo que a Dora contou, a história do livro tem algumas diferenças do filme, nomeadamente no início.
    Em relação à apresentação da Dora, penso que correu bem melhor do que as apresentações que ela fizera anteriormente, a utilização do powerpoint correu bem, permitiu-nos perceber melhor a história e ela estava mais à vontade. A única coisa que não correu bem, na minha opinião, foi o facto de ela não conseguir transmitir a moral do livro ou a mensagem que este continha. Bom trabalho

    ResponderEliminar
  4. Este livro apresenta-nos a realidade à cerca dos campos de concentração. O livro é um pouco semelhante com o filme, este livro é muito interessante e ao mesmo tempo é chocante.
    Embora a Dora estisse um pouco insegura, a apresentação correu bem e a história percebeu-se.
    Carlos Pereira 9ºA

    ResponderEliminar
  5. Na minha esta apresentação foi boa explico bem a história, as vezes não exlicava bem a história, o power point estava bem organizado e teve um bom contacto visual.

    António nº4 9ºA

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião acho que o livro é muito interessante,têm uma boa história que demonstra bem como se vivia naquela época. Para mim este livro serve tambem para que todos possamos ver que não há barreiras na amizade e que amizade é mais forte que tudo.
    Em relação à apresentação da Dora, acho que ela estava nervosa, tirando isso tinha uma boa colocação de voz, olhava para todos e explicou bem a história.
    Diana Marques nº8 9ºA

    ResponderEliminar
  7. Eu ja conheço o filme. Apesar de gostar mais de filmes do que livros penso que a apresentação está "good".
    Eu adorei a apresentação, tem pouco tempo texto e belas imagens mesmo do filme.
    O excerto foi pequeno mas teve a ver com o que falou.
    Gonçalo

    ResponderEliminar
  8. A apresentação da Dora foi razoavel, teve algumas atrapalhaçoes, mas viu-se que conhecia bem a história, a voz ouvia-se bem, esteve sempre a olhar para o publico (nós), teve um vocabulario razoavel.
    Este livro é intersante, para quem já viu o filme. Marcelo

    ResponderEliminar
  9. Vi o filme baseado no livro, e a história que o continha é bastante comovente. Fala sobre as atrucidados que foram feitas nos Campos de Concentração Alemães, com duas principais personagens envolvidas, Shmuel e Bruno. Dois jovens que tinham uma forte amizade, mas tinham a barreira a separá-los que protegia os Campos de Concentração. Até que um dia Bruno decide se juntar a Bruno com a ideia de "o visitar" e poderem brincar, acabando por passar por de baixo da barreira de arame farpado, acabando por ser morto junto do seu amigo Shmuel e de todos os outros refugiados do Campo numa câmara de gás.
    A respeito da apresentação da Dora, acho que esteve bem na apresentação apesar de se ter esquecido de alguns pontos que para meu ver, seriam essenciais.

    Joana Piçarra, 9ºA

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião a apresentação da Dora, foi rasoável, pois fez poucos gestos, o contacto visual foi bom, o power point estava bem organizado teve uma rasoável postura e estava um pouco nervosa, por isso acho que a Dora merece um Satisfaz.

    Fábio Filipe

    ResponderEliminar
  11. Acho que este livro é muito interessante, já que apresenta uma história sobre dois rapazes muito diferente, que criam laços de amizade. A forma como o livro acaba é muito diferente do que estamos há espera já que acabam ambos por morrer da mesma forma.
    Acho que a apresentação da Dora até correu bem, já que ela explicou bem a história. Acho que o excerto foi bem escolhido. Acho que a apresentação podia ter corrido melhor se ela tivesse preparado melhor a moral da história e tivesse explicado melhor as diferenças enttre o filme e o livro.
    Rute 9º A

    ResponderEliminar
  12. Este livro tem uma história interesante, em que nos fala o que se passava naquela época, e também como tratavam pessoas de outras "raças".
    A apresentação estava organizada, isso levou a todos os colegas terem percebido a história, e tambem o power point que a ajudou.o

    Nuno Colaço 9ºA

    ResponderEliminar
  13. Eu não gostei do livro, pois é um livro muito triste e chocante. Esta historia apresenta o nazismo daquela epoca, e como se tratavam mal os judeus.
    A apresentação da dora, foi razoavel. Ela não fez gestos, estava muito nervosa, mas apresentou bem o livro, tendo alguns erros, ela conseguiu explicar a historia do Rapaz do pijama as riscas

    cátia Évora nº7 9ºA

    ResponderEliminar
  14. Eu penso que livro mostra muito bem o que acontecia nos campos de concentração, na Alemanha, na época de Hitler. Apesar do final deste livro ser triste, eu gostei da apresentação do mesmo.

    ResponderEliminar
  15. O livro retrata bem a vida nos campos de concentração da 2ª Guerra Mundial e é isso que o torna interessante. Contudo, o final é triste e chocante. O livro é muito semelhante ao filme,mas eu acredito que a Dora o leu todo.
    A Dora olhou muito paa o professor, não fez muitos gestos e, através disso, notou-se que ela estava nervosa. O power point estava simples, mas dava para nos orientarmos. O vocabulário que usou foi correcto e consegui perceber a história. Dou-lhe satisfaz.

    Guilherme Macedo, 9ºA

    ResponderEliminar
  16. No ano passado, vimos o filme desta história que eu adorei pela forma como retrata tão bem a realidade dos campos de concentração e pela lição de vida que transmite: dois rapazes bastante diferentes mas que conseguem ultrapassá-lo, construindo uma bela amizade.
    A Dora esteve bem na apresentação, com um power point equilibrado. Via-se que conhecia bem a história mas poderia ter pensado numa melhor moral.

    Joana Real - 9ºA

    ResponderEliminar