sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Desonrada - Mukhtar Mai

Escolhi este livro porque desde que no ano passado apresentaram um livro do mesmo tipo, achei muito interessante, quis variar e ler um livro sobre uma história de vida, confesso que me tornei fã de livros como este que escolhi ler.
Desonrada é um livro que retrata a vida de Mukhtaran Bibi, tem vinte e oito anos e vivia numa aldeia do Paquistão.
É uma mulher divorciada e analfabeta, porque na sua aldeia não existiam escolas para raparigas, apesar de ser divorciada era muito respeitada onde habitava.
Mukhtaran Bibi para além de ser analfabeta, sabia o Alcorão, porque lho ensinaram oralmente, tal como aprendeu, ensinava-o às crianças. Esta rapariga vivia no seio de uma família muito pobre, e esta pertencia a uma tribo inferior, que não tinha posses nenhumas, nem poderes.
Mukhtaran Bibi foi escolhida pela sua família para pedir perdão, em nome da família, a uma tribo superior, os mastoi, esta tribo tinha o poder de coordenar o tribunal da aldeia (Jirga) e também a polícia. Foi escolhida para pedir perdão, porque o seu irmão mais novo foi acusado de ter falado e mais tarde de ter violado Salma, uma rapariga da tribo dos mastoi.
Os mastoi não aceitaram o seu perdão, e Mukhtaran foi condenada a ser violada.
Depois deste acontecimento ela deixara de falar, comer e dormir, até o seu irmão ser libertado.
Mukhtaran, depois de ser violada, pôs a hipótese de se suicidar, como todas as mulheres que passavam pela mesma situação, mas em sua honra e em honra da família conseguiu ultrapassar a situação.
Pelo que li até agora gostei, e estou desejosa de o acabar. Cativou-me muito o primeiro capítulo, e vou continuar a ler o livro.

Continuação
Ao passar por esta injustiça, ela encontrou um juiz que a ajudou aprovar a sua inocência assim como a dos médios, que divulgaram a minha história ao mundo inteiro, até uma senhora ministra do governo, se encarregou de lhe dar um cheque, recusou o cheque, mas pediu-lhe ajuda para construir uma escola.
            Bibi, teve protecção policial assim como a sua família, onde conheceu um polícia que tinha uma filha, Naseem, da qual ela se tornou amiga e confidente.
Até o Canadá se interessou pelo seu projecto escolar.
Foi eleita a mulher do ano por uma revista Americana.
Ela nasceu paquistanesa e assim permanecerá, a ensinar o Alcorão às crianças.

Joana Almeida 9ºB

3 comentários:

  1. Fiquei fã deste livro, o resumo está muito bom.
    Gostei bastante da história, e espero um dia lê-lo.
    O resumo cativou-me bastantee fiquei muito interessada em saber o final da história!

    Andreia Pinto 9ºA

    ResponderEliminar
  2. Joana Inácio 9ºB nº1115 de dezembro de 2010 às 15:27

    Eu não gostei muito da história do livro, mas acho que a Joana realçou bastante os pontos cativantes da leitura o que tornou o seu resumo interessante dentro do modo de abordagem do tema. A Joana este ano está a esforçar-se mais em cumprir com os objectivos do professor e penso que os seus resumos estão a melhorar. A partir da minha convivência diária com ela noto uma evolução a nível da sua cultura geral sempre que ela lê um livro, pois ela tem uma grande capacidade de absorção de informação, é pena, por vezes, não se dedicar muito a este tipo de coisas. Continua Joana, estás a fazer um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Não me interesso muito por este tipo de livros, mas este resumo cativa-me a ler o livro. O resumo está bem estruturado e nota-se que a Joana se empenhou a fazê-lo.

    ResponderEliminar