sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Traição - Lyndsey Harris

Antes de ler este livro, já tinha lido outro, e na apresentação como correu mal , vi que o livro que tivera escolhido não tinha sido o mais indicado ,  então decidi mudar de livro. Escolhi este livro, pois li a introdução e pelo título achei que podia ser interessante.
No primeiro capitulo Lyndsey fala-nos da sua vida. Ela tinha uma filha chamada Sarah, esta diz-nos que Sarah, com apenas 6 anos, conseguia ser mais adulta que a própria mãe.
Todas as pessoas que Lyndsey conhecia pareciam sentir-se bem a falar com ela.
Ela apesar de tudo era feliz;
De um momento para o outro tudo deixou de fazer sentido e a sua vida estava prestes a desfazer-se, ela estava á beira de perder tudo aquilo de que alguma vez gostara.
Ela saíra de casa com 16 anos, alugou um quarto mas não gostou da experiencia e voltou para casa dos pais, nessa altura, acabo com o namorado e discute com os pais, então acha que a sua vida já não faz sentido, e tenta suicidar-se, mas a tentativa falhou.
Lyndsey arranja um novo namorado chamado Mike. Estes casam e vão viver juntos.
Ela trabalhava nenhuma impressa e lá também trabalhava uma outra rapariga chamada Tanya, Tanya era muito reservada. Ela decide desabafar com Lyndsey pois acha que ela tem confiança nela, e acha-a uma boa ouvinte, nisto passara a ir a casa da mesma todas as tardes.
Tanya arranja um namorado, Andrew, estes tiveram um filho. Tanya passara a ir a casa de Lyndsey com o bebe. Perante isto esta estava decidida nos seus planos, e estes eram ter um filho com Mike. Depois do parto ela apanhou uma depressão o que passara passado algum tempo, nesta altura foi Tanya que ajudara Lyndsey em vez de Lyndsey ajudar Tanya.
Estou a gostar bastante de ler este livro, e vou lê-lo até ao fim, acho a história cativante!

Passado algum tempo, tanto Lyndsey como Tanya tiveram duas filhas. Lyndsey mãe de Luke e Sarah, e Tanya mãe de David e Amy. Conforme Sarah e Amy iam crescendo ficaram grandes amigas.
Passado algum tempo, quando Sarah tinha 6 anos, começaram-se a passar coisas estranhas com a mesma. Sarah comportara-se de forma muito estranha, ela começara a roubar dinheiro a mãe, a cortar tudo, andava com comprimidos, com lâminas de x-acto, escrevera cartas e acusava os pais de abuso sexual. Lyndsey estava realmente preocupada. Tanya sempre esteve lá para Lyndsey ajudando-a com tudo. Todos pensavam que Sarah era a culpada de tudo o que se estava a passar. Sarah nunca negara nada do que lhe perguntavam, não tinha já problemas em ficar de castigo, já estava habituada.
  Tanya contara a Lyndsey que na sua infância sofria de abusos sexuais, até mesmo pelo próprio pai.  Lyndsey ficou traumatizada com o que Tanya lhe contara sobre isto.
Lyndsey andava mesmo desesperada já tivera feito de tudo o que estava ao seu alcance para perceber o que se estava a passar, falara com a escola, terapeuta familiar, e muitas mais pessoas. Ela já não percebia nada pois Sarah estava sob vigilância 24h/24h por dia e nunca a apanharam a fazer nada. Por tudo isto Sarah fora expulsa da escola e estava prestes a ser retirada aos pais.
Um dia Andrew vai falar com Lyndsey a pedir desculpa e que lamenta aquilo tudo, mas não tinha sido Sarah a fazer aquelas maldades todas, ela era apenas uma criança inocente, quem fizera tudo aquilo foi Tanya, melhor amiga de Lyndsey, e tudo o que esta lhe contara era mentira. Esta não queria acreditar como é que a melhor amiga lhe poderá ter feita uma maldade daquelas, e ter inventado uma mentira tão grande sobre o abuso sexual.
Lyndsey foi traída pela sua melhor amiga.
Gostei bastante de ler este livro, de todos os que já li até hoje este foi o que mais me despertou interesse, achei a história bastante cativante. Aconselho este livro aos meus colegas, é impressionante como alguém pode fazer uma coisa desta, acusando depois uma adorável criança.


Andreia 9.º B

2 comentários:

  1. Pelo resumo que a Andreia fez eu acho que se consegue perceber a história. Eu já li os três primeiros capitulos deste livro e acho que o livro é muito interessante até agora, acho que a Andreia fez muito bem em escolher este livro porque ela lia sempre livros um pouco infantis para a idade dela. Se ela perceber a história e souber interpretar tudo o que é transmitido no livro acho que pode ser uma experiência de leitura fascinante.
    Mónica Afonso 9ºB

    ResponderEliminar
  2. Encontrei esta página do facebook do livro "Traição", sei que não tem muita informação mas acho que podia ser interessante acompanhar esta página ( é mais para a Andreia Pereira).http://pt-pt.facebook.com/pages/Traicao-de-Lyndsey-Harris/115038591879506

    ResponderEliminar