sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Pacto‏ - Jodi Picoult

Comecei a ler este livro pois já tinha lido outro da mesma autora e gostei bastante, agrada-me os assuntos que esta aborda e esse foi o principal motivo da escolha do livro. A escritora dá-nos a conhecer uma perspectiva da história bastante interessante que nos mantém cativados e curiosos até à última página.
Este livro conta a história de duas famílias, duas crianças, dois adolescentes que desde sempre foram como unha e carne. Chris e Emily, de famílias opostas, sentiam um por o outro um amor incondicional, uma paixão deveras profunda, que tinham vindo a construir desde que deram o seu primeiro grito no mundo. Caminharam de mãos dadas, abanaram guizos juntos, viram os dentes um do outro a crescer mais rápido que um raio de luz, em crianças tinham um amor humilde e sincero, mas será que foi sempre assim? Será que ambos queriam isso?
Emily não via em Chris um namorado, na realidade não era esse o amor que ela sentia por ele, considerava-o irmão, sangue do mesmo sangue, vivera com ele toda a vida, partilhara com ele tudo, nunca aceitou o desenvolvimento da relação pois sempre se sentiu bem quando eram pequenos e agora ele estava constantemente a insistir naquilo que ela tanto receava, sexo.
Emily era uma pessoa verdadeiramente perturbada, em pequena fora abusada sexualmente e guardara isso para si, culpando-se de tudo. Mais tarde, quando finalmente aceitara a vontade de Chris, Emily acabou por engravidar e assim abortar, sem uma única vez comentar alguma coisa com alguém a não ser com médicos e psicólogos, estava a entrar em depressão. Com isto pediu a Chris que fizesse com ela um pacto suicida, mas este não se conformava com a ideia, não entendia os motivos, para ele nem existiam motivos, ele não queria matar-se, prometeu estar lá para a apoiar quando o ela fizesse mas na verdade ele tinha um plano de salvamento.
Quando entram no hospital, Emily já morta e Chris com um grave ferimento na cabeça, todos se interrogam do que aconteceu, Chris perturbado dizia que era um pacto suicida mas a inspectora dizia que haviam grandes indícios de homicídio.
Tudo indicava para homicídio, teria Chris matado aquela que amava? O caso foi para tribunal, Chris passou muito tempo na prisão á espera de julgamento, viveu coisas que jamais alguma vez tinha pensado viver, sofreu como nunca, era tudo um grande novelo, as coisas iam-se acumulando, umas atrás das outras.
No dia do julgamento as provas eram evidentes, tudo apontava para Chris, ele matara Emily, apesar dos argumentos do advogado de Chris serem bastante bons, o destino estava feito e nisto a grande surpresa, Chris conta o que realmente aconteceu, ele não era testemunha, podia estragar tudo. A tremer, com as lágrimas a escorrerem-lhe pela cara Chris conta que tecnicamente fora ele que a matara, Emily pedira a Chris para se envolver a volta dela, ela de costas para ele, Chris colocou-lhe o braço á volta do pescoço e com o outro apontou-lhe a arma á cabeça, mas não conseguia, ia dizer-lhe que a amava e acabar com aquilo, mas nisto Emily pressiona o dedo de Chris contra o gatilho, ouve-se um tiro, e dois corpos caiem no chão.
Será que Chris foi preso? Como se sentia ele em relação a Emily? Como tudo acabou?
Lê e descobre.
Sim, sem dúvida o livro é muito bom, o início da historia é fantástico o que me deixa com bastantes expectativas em relação ao final.
Íris do Ó 9.º B

10 comentários:

  1. Pelo que a Íris apresentou, deu a entender que é um livro de qualidade e que vale a pena ler.

    ResponderEliminar
  2. O resumo estar bastante bom.
    Estou curiosa para saber o final deste livro.

    ResponderEliminar
  3. Este livro deixou bastante curiosa!!
    Na apresentaçao a Iris deixou um pouco de suspance, no que toca ao final do livro o que me agradou!!
    Estou bastante cusiosa em relaçao ao fim!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado!
    Se acham isto cativante não sei como ficarão quando contar o resto da história, aquilo que posso garantir é que é fabuloso!
    Aconselho a pesquisarem um pouco sobre esta autora, ela tem uma escrita maravilhosa, vou colocar aqui um site sobre opinioes de outros leitores... arrisquem...http://horasserenas.blogs.sapo.pt/70379.html
    ... eu inspirei-me por aqui!

    ResponderEliminar
  5. Realmente tem razão numa coisa. No ano passado a íris apresentou um outro livro escrito pela mesma autora e sem dúvida foi muito bom, este livro também está bastante bom.
    Parece ser uma história muito interessante e a forma como a íris apresentou-a e descreve-a neste resumo é mais uma prova disso.
    Gosto da forma como escreve e como interpreta a história.
    No futuro estou sem duvida a pensar ler este livro pois a forma como descreve a história cativou-me bastante.

    Continua Íris! :)

    ResponderEliminar
  6. Para mim, a Íris na apresentção foi a melhor, pois soube explicar tudo muito bem. O livro também ajudou imenso... Estou muito curiosa por saber o final daquele livro.

    Boa Sorte :)

    ResponderEliminar
  7. O resumo que a Íris fez está muito bom, dá para perceber bem estes primeiros capítulos da história.
    Confesso que estou curiosa para saber o resto da história pois acho que este livro é bastante interessante, o título é apelativo, e a forma como ela apresentou cativou-me.
    Estou a pensar em um dia mais tarde ler este livro, realmente parece ser bastante interessante.
    Andreia 9ºB

    ResponderEliminar
  8. O livro pareceu-me bastante moderno, o que me agradou, mas no entanto, elogio mais a própria aluna do que o livro. Na minha opinião não é propriamente o livro que tem uma história excepcional, mas o que lhe dá o encanto, é esta curiosidade insaciável é a forma como ela nos cativa durante todos os momentos do seu resumo e também da sua apresentação.
    Penso que ela poderá fazer excelentes apresentações, tanto neste livro, com esta autora, com noutro tipo de livro qualquer.
    Estás de parabéns Iris, continua a esforçar-te, pois, na minha opinião, estás a ter bastante sucesso.

    ResponderEliminar
  9. O livro da Íris é muito cativante, e a sua apresentação também foi muito criativa.
    Gostei muito da sua forma de apresentar o livro, foi interessante e deu-nos a perceber e a conhecer algumas das suas páginas.
    Este livro faz o meu género de leitura, mais tarde estou a pensar em lê-lo, e estou muito curiosa para saber o seu fim.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelos comentários, está para breve o resumo do livro, mas sinceramente recomendo a todos que o leiam pois o resumo é incapaz de vos transmitir tudo aquilo que o livro transmite quando alguém o lê. Porém, quando o resumo for publicado eu própria o vou comentar e acrescentar pequenas coisas que é preciso saber. Se quiserem saber mais pormenores, perguntem-me!

    ResponderEliminar