sábado, 6 de novembro de 2010

Nascente de Tinta - Pedro Seromenho

Eu não sabia que livro apresentar e pedi ajuda ao professor e ele disse que este era interessante e já alguns alunos da minha turma o tinham apresentado no outro ano, então eu experimentei ler. Todas a noites antes de dormir eu li até ao segundo capitulo, 25 páginas. Aqui vai o resumo: 

O Gonçalo é um menino de 5 anos que gosta de ver a chuva e passa horas a sonhar acordado, uma noite antes de se deitar o menino quis encontrar um búzio então revistou o quarto até o encontrar. Assim que o encontrou ele esteve a ouvir o mar pelo búzio, logo depois uma mão florescente convidou-o a entrar no búzio e ele aceitou. O menino entrou e estavam uns peixes-palhaços a brincar e quando o viram fugiram, excepto um peixinho que até foi falar com ele e esteve a explicar porque os outros peixes tinham fugido e ele não. 
O peixinho perguntou-lhe como conseguia respirar debaixo de água e o menino quando deu conta disso ficou aflito, com falta de ar e em pânico, os outros peixes que se tinham escondido, quando o viram aflito, começaram a beijar-lhe os pés e foi-se formando umas bolhas de ar que formaram uma bolha gigante onde o menino podia respirar.
A seguir foram para uma assembleia aquática onde os chocos disseram ao rei que a nascente de tinta tinha secado. E eles agora tinham de encontrar a nascente numa ilha onde era preciso respirar. Como os peixes não podiam, o menino ofereceu-se para ajudar e o rei aceitou. Então ele foi levado para essa ilha e tinha dois dias para achar a nascente e regressar…

Na aula de apresentação do livro, já estava preparado para o apresentar, quando os meus colegas começaram a dizer que já tinham lido esse livro e não prestava, estes comentários deixaram-me atrapalhado e, por isso, não o consegui apresentar. Estou a pensar escolher outro livro para ler.

Gonçalo Luz 9.º B

2 comentários:

  1. O resumo está bom, percebe-se bem e acho que é adequado a ti.
    Acho que não devias de mudar de livro apesar de os teus amigos não gostarem, pois esse livro é muito fixe.

    Andreia Pinto 9ºA

    ResponderEliminar
  2. gostei muito do teu resumo, e estou de acordo com o Anónimo, porque se os teus amigos dizem que nao gostam nao quer dizer que o professor nao goste. Para mim este livro é espectacular e eu ja o li com os meus alunos!

    ResponderEliminar