sábado, 13 de novembro de 2010

Uma Cana de Pesca para o Meu Avô - Gao Xingjian (2)

Escolhi o livro do autor Gao Xingjian, porque nunca li livros da sua autoria , e pelo que sei sobre este autor, ganhou o prémio nobel da literatura em 2000. 
  Fangfang tinha acabado de se casar. Era uma mulher trabalhadora, que tinha um patrão um pouco avarento, que raramente lha dava férias.
  O marido era totalmente diferente, era "esbanjador" e chegava ao fim do mês sem dinheiro, pois organizava jantares com os amigos e gastava o dinheiro em coisas sem interesse algum.
  Estavam em lua de mel. Apesar desta ser curta Fangfang e o marido estavam felizes, pois ambos tinham passado por um período de catastrofe nacional. Durante a sua viagem, passaram por uma pequena vila e Fangfang quis visitala.
  Eram apenas nove horas da manhã, mas o felicidade reinava em cada canto daquela vilazita. Numa grande rua, por onde passaram estavam mercadores a vender futa fresca, pêras, melões e muito mais. O marido de Fangfang notou que a sua mulher estava um poco triste, mas que queria passar a noite naquela pequena sede.
  No fim da rua estava um senhor, que lhes indicou o caminho para o centro de acolhimento, e que lhes disse que o caminho para o templo da Perfeita Benevolência estava um pouco degradado, pois Fangfang e o marido perguntaram ao senhor se existia algum sitio para visitarem. Cantudo Fangfang quis visitar o templo.
  Durante o caminho, passaram por "milho maior que um homem" e por um rio límpido. Quando chegaram ao templo este estava trancado e não se avistava ninguem. De repente avistaram um homem forte de meia-idade, que parecia estar só. Contudo, pouco tempo depois ouviram a voz de uma criança. A criança era da familia do homem de meia.idade que entre tanto lhes oferecera um melão. Fangfang, sem querer perguntou ao homem se tinha mulher, este não respondeu e deixou Fangfang e o marido sós.
.
Na minha opinião, acho que o livro é interessante, com muita descrição e o que  dificulta um pouco fazer o seu resumo, no entanto a descrição faz com que o livro seja mais completo e com mais interesse.
.

Diana Marques 9ºA

1 comentário:

  1. O resumo, está muito completo, e percebe-se bem a história.
    A história, refere as dificuldades, que Fangfang ultrapassa.
    O livro parece fácil de ler e comprender. Parabéns!

    ResponderEliminar