sexta-feira, 12 de novembro de 2010

fui roubada aos meus Pais - Céline Giraud

Perdido no meio de uma biblioteca enorme com centenas de livros estava este “fui roubada aos meus pais”. Toquei-lhe, apreciei-o, li-o e agradou-me.
Só o título me chamou atenção! Sempre li livros de histórias verídicas (verdadeiras) e este livro ainda vou descobrir se vai ser só mais um ou se vai ser O Livro.
 Perdida no mundo sem saber o seu passado em relação à mãe biológica lá estava Céline naquela manhã de Janeiro de 2004.
Cresceu a imaginar como seriam os seus pais biológicos e o que tinha acontecido para estar numa família de um casal francês.
“Não foste abandonada, foste roubada!” foram estas as palavras que mudaram o seu sonho de criança, que a deixaram perdida sem saber nada do seu passado. Algo tinha mudado naquele momento, após 23 anos da sua vida, agora sabia a verdade.
Já reservada antes de nascer numa instituição situada no Peru, um casal francês foi buscá-la desconhecendo que tinha sido roubada à sua mãe biológica. Aquela instituição retirava crianças logo à nascença, às famílias que não tinham possibilidades de as criar.
               Céline tinha sido mais uma…
Não há muito a dizer sobre estes capítulos que li, e não dá para imaginar o que virá acontecer.
Estou a gostar de ler este livro, mas para ser sincera não está a ser dos melhores que já li.
Não estou a pensar em mudar, pois quero continuar a ler.
É um livro cativante e espero que continue a ser daqui para a frente.

Sobre Céline Giraud:
 Andei a pesquisar na internet e encontrei estes contactos de Céline Giraud:
 Céline Giraud nascida no Peru é presidente da associação La Voix des Adoptés. Escreveu mais um livro " J'Ai Été Volée À Mes Parents "

Continuação do resumo
 Realmente não dava mesmo para descobrir o que iria acontecer…
Fernando contara-lhe toda a verdade, Céline agora sabia que a sua mãe tinha sido enganada pelos Mendoza, um casal que enganava as mães mais pobres dizendo que os seus filhos iriam para uma creche onde tinham tudo o que necessitavam. A mãe de Céline tinha sido mais uma no meio de tantas outras mães.
Os Mendoza aproveitavam o facto das mães não terem possibilidades de criarem os seus filhos tirando-lhos e dizendo que iam ficar em segurança e que os podiam ver sempre que quisessem. Foi esta a mentira que envolveu tanta gente…
 Céline deparando-se com esta situação, mais que nunca queria encontrar a sua mãe biológica.  Pediu ajuda ao Fernando pois tinha a sorte do seu sogro ser policia e facilmente encontrou o contacto da sua mãe.
Mais tarde, já depois de falar com a sua mãe pela primeira vez Céline achou que estava na altura certa de ir ao Peru para conhecer pessoalmente a sua família biológica.
Deparando-se com a miséria em que a sua família vivia, Céline percebeu que esteve muita sorte em ter sido adoptada e que dali para a frente iria ajudar a sua família em tudo.
Ao tomar conhecimento da situação dos outros bebés, Céline começou uma investigação e mais tarde criou a associação La Voix des Adoptés, onde a sua missão era apoiar as crianças adoptadas, onde muitas delas fizeram parte do tráfico de crianças dos Mendoza.

O resto do livro não me cativou mais, não gostei muito deste livro pois enganei-me na escolha do livro… Este livro basicamente conta uma investigação e este género de literatura não é a que mais me agrada. Apesar disso é uma boa historia e recomendo a quem gosta de investigação.
Este não foi dos melhores livros que já li…



 
Mariana Bernardino 9.º B

5 comentários:

  1. Estou a gostar do empenho.

    O professor
    Paulo Mota

    ResponderEliminar
  2. O resumo está muito bom. Mas apesar de gostar do resumo não sei se algum dia irei ler este livro, pois não me cativa muito.

    ResponderEliminar
  3. Tal como a Joana Silva disse, o resumo que a Mariana fez está muito bom, mas de facto eu não gosto deste género de livros e não sei se alguma vez irei "dar uma vista de olhos" ao livro.

    ResponderEliminar
  4. Joana Inácio 9ºB nº119 de dezembro de 2010 às 13:09

    Eu também já li este tipo de livros, e, na minha opinião nem todos são bons, uns cativam mais, enquanto que, outros nem por isso...!
    Penso que, este livro se adequa bastante á Mariana, transmitindo os seus gostos pela leitura, já que, começa a ser habitual este género presente nos seus resumos e nas suas apresentações. Não discordo da sua escolha, o livro pareceu-me interessante e gosto do resumo.
    Gostava de deixar aqui um conselho para a Mariana: acho que devias exprimentar também outros géneros, para saires um pouco do teu habitual, pois isso contribui bastante para a tua cuultuta geral.
    Continua, este ano estás a fazer um melhor trabalho, acho que o teu esforço está a valer a pena. Força!

    ResponderEliminar
  5. Bem, neste momento estou a começar a lêr o livro... Mas, um livro para se gostar não pode ser como este, praticamente descobre-se tudo no início e um livro para chamar a atenção para dar vontade de lêr e quase não conseguir parar, tem de deixar a coisas irem aparecendo aos poucos, lentamente, na minha opinião, como é obvio. Adoro lêr livros e já li bastantes completamente diferentes mas muito interessantes.
    Ana Patrícia Silva, 13 anos, Vale de Cambra

    ResponderEliminar